PERCURSO PRINCIPAL -
Percurso Pé de Cabril


NOME DO PONTO - Carvalhais

CONCEITO - Património Natural


Este habitat é dominado pelo carvalho-alvarinho (Quercus robur) e carvalho-negral (Q. pyrenaica). Possui espécies de elevado valor florístico como o azevinho (Ilex aquifolium), a macieira-brava (Malus sylvestris) e o narciso-bravo (Narcissus triandrus subsp. triandrus).
Da fauna associada aos carvalhais podemos referir várias espécies de mamíferos como o lobo (Canis lupus), o corço (Capreolus capreolus), o gato-bravo (Felis silvestris), a marta (Martes martes), o javali (Sus scrofa), a geneta (Genetta genetta), a fuínha (Martes foina) e o toirão (Mustela putorius). Das espécies de avifauna são frequentes, por exemplo, o açor (Accipiter gentilis), o gavião-da-europa (Accipiter nisus), a toutinegra (Sylvia atricapilla), o falcão-abelheiro (Pernis apivorus), a ógea (Falco subuteo) e a coruja-do-mato (Strix aluco). Dos répteis destacam-se o sardão (Lacerta lepida), a lagartixa-do-mato (Psammodromus algirus) e a cobra-lisa-estriada (Coronella austriaca).
É importante destacar que este habitat presta um total de 17 serviços, entre os quais: sequestração de CO2, regulação climática, prevenção de fenómenos catastróficos, retenção e formação do solo, eliminação e reciclagem de resíduos, refúgio de biodiversidade, produção de alimentos e madeira, lenhas, pasto, entre outros. As principais ameaças a este habitat inclui fogo, corte raso e pastoreio.



(«) VOLTAR AOS PERCURSOS