Peneda- Gerês CompetiTUR

Identificação do projeto

Aviso: NORTE-53-2015-08 - SISTEMA DE APOIO ÀS AÇÕES COLETIVAS PARA TERRITÓRIOS DE BAIXA DENSIDADE - “QUALIFICAÇÃO”
Projeto nº: NORTE-02-0853-FEDER-000029
Programa Operacional: NORTE 2020
Fundo: FEDER
Designação do Projeto: Peneda-Gerês CompetiTUR - Competitividade das PME do turismo na Peneda-Gerês.
Custo Total Elegível: 543.493,95 €
Comparticipação FEDER: 461.969,86 €
 

Objetivos

  1. Apoiar as empresas da economia do turismo no processo de autoavaliação crítica, dotando-as de meios (ferramentas, metodologias e informação específica) adequados para reforço da sua performance nos domínios da qualificação, inovação, eficiência e sustentabilidade, diferenciação e especialização inteligente, tendo em vista a qualificação e adaptação da oferta turística local ao principal produto turístico do destino Peneda-Gerês (walking e atividades de natureza em geral), visando a consolidação do produto e do destino para facilitar o caminho da internacionalização;
  2. Facilitar a comunicação dos objetivos do projeto, sensibilizar e envolver os destinatários e beneficiários das atividades a concretizar,
  3. Proporcionar um quadro permanente de comunicação entre os promotores do projeto e os seus destinatários principais (empresas do setor do turismo) de modo a facilitar a identificação de fatores críticos na estratégia de competitividade do setor económico do turismo,
  4. Promover práticas participativas e de articulação empresarial intersectorial de modo a facilitar o conhecimento e o estabelecimento de relações comerciais de confiança entre as empresas, tendo em vista os objetivos de integração e coopetição para a competitividade do setor,
  5. Estabelecer um diálogo efetivo entre empresas, especialistas, outros projetos, etc., de modo a facilitar o diagnóstico dos fatores críticos de competitividade e o desenho de propostas de atuação.
  6. Contribuir para o desempenho coopetitivo das empresas da economia do turismo, sensibilizando-as para o modelo de desenvolvimento económico baseado nas redes de cooperação horizontal, ou seja, um modelo económico de apoio ao desenvolvimento evolutivo das micro e pequenas empresas do território, em função de sua atuação de forma conjunta/cooperativa e sinérgica, tendo em vista potenciar a competitividade das empresas que compõe a rede e, em resultado, da própria região;
  7. Contribuir, de uma maneira geral, para a qualificação e competitividade da oferta turística e para o posicionamento do destino Peneda-Gerês;
  8. Promover o território e preparara o processo de internacionalização.

Descrição

O projeto designado Peneda-Gerês CompetiTUR teve como prioridade a competitividade das PME do setor do turismo, e em particular do turismo de natureza, na região da Peneda-Gerês, um território que, do ponto de vista dos fatores de competitividade e diferenciação do destino, tem já a seu favor o facto de ser o único Parque Nacional do país, uma Reserva da Biosfera declarada pela UNESCO e uma área protegida reconhecida pela Carta Europeia do Turismo Sustentável (CETS). A competitividade de um destino turístico depende, em grande medida, da qualidade e diferenciação dos seus recursos e ativos e da capacidade das empresas transformarem esses recursos ímpares num produto transacionável, inovador, diferenciador e, portanto, mais competitivo. Tornar o destino mais competitivo significa, então, ter também empresas mais qualificadas, diferenciadoras e competitivas.
Neste sentido, a Operação Peneda-Gerês CompetiTUR procurou apoiar e incentivar a competitividade das empresas que atuam na economia do turismo na região, atuando ao nível da resposta aos principais fatores críticos de competitividade dessas empresas e, por conseguinte, da afirmação do território como destino turístico de excelência, capaz de se posicionar e afirmar no mercado global.
As ações propostas foram realizadas no sentido de trabalhar ativamente metodologias e ferramentas de apoio às PME para a competitividades, através da dinamização de workshops (sessões de trabalho para transferência de ferramentas) que procuraram de uma forma muito prática responder aos principais fatores críticos de competitividade, designadamente nas seguintes áreas:
. inovação e organização do Turismo de Natureza,
. especialização do produto turismo de natureza,
. qualificação, sustentabilidade e responsabilidade ambiental e social das empresas de turismo de natureza,
. sistemas de certificação em turismo de natureza, turismo ativo e de ar livre,
. coopetição, rede de valor, redes de cooperação e clusterização,
. marketing e comercialização digital,
. preparação para a internacionalização.
Foram desenvolvidos estudos e diagnósticos e produzido um conjunto de informação para suportar e influenciar positivamente a mudança estratégica e competitiva da base empresarial. Foram realizadas as duas ações piloto (Referenciais de Qualidade) que visaram criar uma ferramenta inovadora ao serviço da certificação - qualificação - reconhecimento internacional - posicionamento - competitividade das PME.
Finalmente, foi criada uma plataforma de vendas coletivas, que certamente trará um apoio inegável ao mundo cada vez mais eletrónico e autonomizado da procura, compra e venda das viagens e serviços turísticos, bem como à promoção internacional do destino turístico Parque Nacional da Peneda-Gerês/ Reserva Mundial da Biosfera.
 
As ações propostas em candidatura foram desenvolvidas com base numa forte articulação com outros projetos realizados e em curso, nomeadamente com o projeto de implementação da Grande Rota Peneda-Gerês, cujo promotor é a ADERE-PG.
A Operação Peneda-Gerês CompetiTUR foi uma oportunidade estratégica para envolver e trabalhar com as empresas turísticas locais as grandes questões da qualificação do produto turístico “walking” (grande Rota) e da competitividade do destino Peneda-Gerês. A operação foi também muito importante porque permitiu avançar com parte do trabalho de sistematização de dados sobre as empresas turísticas que se qualificaram para a oferta walking e que vai ser necessária para que este território inicie o processo de integração na estratégia do Turismo de Portugal “Portuguese Trails”.  Sem dúvida, o CompetiTUR e a sua articulação com a Grande Rota Peneda-Gerês contribuirão para aumentar a visibilidade Norte de Portugal no Portuguese Trails e posicionar a Região no mercado do walking.
Para que as empresas se qualifiquem cada vez mais no produto walking, a Operação Peneda-Gerês CompetiTUR permitiu desenvolver um Referencial de Qualidade, que disponibiliza às empresas uma matriz de qualidade para serviços e atividades turísticas walk friendly. Esta matriz constitui a base de reconhecimento da qualidade e especialização no produto walking, incluindo os critérios do Turismo de Portugal. Foi preparada para seis tipologias de empresas turísticas, abarcando toda a oferta turística do território. O Referencial de Qualidade integra ainda uma componente específica para as empresas do turismo ativo, disponibilizando um conjunto de matrizes que sistematizam informação prática para a gestão da qualidade do turismo de ar livre, pretendendo também orientar as empresas para a qualificação dos seus produtos, serviços e recursos humanos.
Os workshops Peneda-Gerês CompetiTUR constituíram uma iniciativa fundamental em todo o projeto, permitindo não só contribuir para a capacitação e uma melhor performance das empresas turísticas, no sentido de se qualificarem e posicionarem, mas também para a consolidação de um grupo de empresários que passaram a conhecer-se, a relacionarem-se, a partilhar dificuldades e soluções para problemas e objetivos comuns, a cooperarem para melhoria dos seus negócios individuais.
Ao nível da integração e da promoção da oferta turística do território, a operação possibilitou a criação de uma plataforma de promoção, reserva e venda online. O processo de desenvolvimento da plataforma contou com a participação das empresas, no sentido de aproximar esta ferramenta às necessidades e expectativas do setor.
 
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