PERCURSO PRINCIPAL -
Percurso dos Romeiros


NOME DO PONTO - Formas típicas do relevo granítico

CONCEITO - Património Geológico


Encontramo-nos num anfiteatro natural. Esta designação deve-se a algumas características que facilmente podemos observar neste local: área aplanada rodeada por um conjunto de blocos graníticos de grandes dimensões que formam uma barreira protectora contra o vento. Este anfiteatro encontra-se aberto em direcção a sul, ao vale do Lima.
O local reúne também alguns exemplos de formas de modelado típico granítico: tors (ou blocos empilhados) e caos de blocos. Estas formas resultam da actuação dos agentes de meteorização (principalmente, a água, o vento e os agentes biológicos) sobre o granito.
Os tors são formas graníticas de pequena dimensão, em comparação com os borrageiros, caracterizadas pela forma acastelada e arredondada das suas arestas, resultando de uma acumulação de blocos dispostos geometricamente, respeitando o sistema de diáclases das rochas que lhe dão origem.
As bolas graníticas (bloco arredondado que resulta da eliminação das arestas, normalmente no perfil de alteração) e os caos de blocos que vamos encontrando um pouco por todo o trilho são muitas vezes resultantes da destruição dos tors. O caos de blocos é formado pelo conjunto de bolas graníticas dispostas desorganizadamente na paisagem.



(«) VOLTAR AOS PERCURSOS