Projetos e atividades 2003-2007
 
2003:
- Participação na Bolsa de Turismo de Lisboa ( BTL): Janeiro de 2003
- Orientação de dois Estágios profissionais, com duração de 1 mês, da Escola Profissional do Alto Lima (área do Turismo)
- Início da implementação de dois Planos de Intervenção (Pitões das Júnias e Tourém), concelho de Montalegre, no âmbito do Programa Agris, Acção 7- Valorização do Ambiente e do Património Rural, Sub- Acção 7.1- Recuperação e Valorização do Património, da Paisagem e dos Núcleos Populacionaisem Meio Rural
- Foi aprovada a candidatura apresentada ao Programa INTERREG IIIA, Galiza Norte de Portugal – Espaços Protegidos da Galiza e Norte de Portugal (EPROGANOP)
- apresentação de uma candidatura ao Programa AGRIS, Medida 8
- Participação, como expositores, na Feira de Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo:18 a20 de Julho
- Realização de reuniões de alargamento da Central de Reservas a novos alojamentos turísticos das Regiões do PNPG
2004 - 2005:
- Medida AGRIS – Acção 7 – Valorização do Ambiente e do Património Rural – Sub-Acção 7.1 – Recuperação e Valorização do Património, da Paisagem e dos Núcleos Populacionaisem Meio Rural. Continuaçãoda implementação dos projectos nas aldeias de Pitões das Júnias e Tourém (acompanhamento técnico dos projectos).
- Apresentação de 2 novas candidaturas à medida acima referida, para as aldeias de Fafião e Sirvozelo (Concelho de Montalegre).
- INTERREG IIIA – Projecto EPROGANOP
-- Projecto AGRIS – Medida 8 – Implementação do projecto através de acções de divulgação e apoio na apresentação das candidaturas ao Plano Zonal – Contratação de um técnico a tempo inteiro para o projecto.
- Formação profissional – Medida 7 – Programa AGRO – Foram realizadas as seguintes acções: 2 cursos de Apicultura (Cabril e Lamas de Mouro) e 1 curso de Cogumelos Silvestres (Pitões das Júnias)
- Estágios Profissionais: Foram feitos 2 estágios profissionais: 1 pelo Centro de emprego de Arcos de Valdevez e outro pelo Centro de Emprego de Braga.
- Central de Reservas: continuação do trabalho de alargamento da Central de Reservas, através da adesão de novos alojamentos, assim como a organização e promoção das actividades turísticas (protocolos com empresas privadas de animação turística da região).
- Carta Europeia de Turismo Sustentável: em colaboração com o PNPG para a implementação das acções inerentes.
- Projecto AGRIS – Acção 8 – A ADERE-PG faz parte das equipas Técnicas de acompanhamento de 2 projectos.
- Participação no Projecto de Sequestro de Carbono do Alto Minho, promovido pela ARDAL no âmbito da Medida AGRIS, Acção 8
- Participação no Projecto de Avaliação, Integração e Dinamização das Políticas Rurais no concelho de Ponte da Barca, promovido pela Câmara Municipal de Ponte da Barca (Medida AGRIS, Acção 8)
2006:
- Medida AGRIS – Acção 7.1 – Pitões das Júnias e Tourém: elaboração dos pedidos de pagamento referentes aos projectos públicos e privados; preparação do relatório final e pedido de pagamento referente ao PI da ADERE.
- Medida AGRIS – Acção 7.1 – Intervenção nas aldeias de Fafião e Sirvozelo: apresentação de toda a documentação necessária à DRATM; realização de reuniões com as populações e entidades parceiras; acompanhamento da execução das obras; elaboração de pedido de pagamento – Valorização do Ambiente e do Património Rural – Sub-Acção 7.1 – Recuperação e Valorização do Património, da Paisagem e dos Núcleos Populacionaisem Meio Rural. Continuaçãoda implementação dos projectos nas aldeias de Pitões das Júnias e Tourém (acompanhamento técnico dos projectos).
- Medida AGRIS, Acção 8: Conclusão do Projecto apresentado à Acção 8 da Medida AGRIS: “Dinamização e Apoio ao desenvolvimento Sustentável na Área do Parque Nacional da Peneda Gerês”.
No âmbito deste projecto, cuja área de intervenção corresponde aos 4 Concelhos com território no Parque Nacional da Peneda Gerês pertencentes à Região do Entre - Douro e Minho, foram desenvolvidas as seguintes actividades:
Dinamização dos agentes individuais;Avaliação externa do projecto, por parte duma equipa da Escola Agrária de Ponte de Lima;Avaliação e conclusão do projecto, com a realização do Seminário de encerramento da acção, no Auditório do Vidoeiro, Gerês.
- Implementação do Projecto apresentado à Acção 8 da Medida AGRIS: “Plano de Acção Local de Montalegre”.
O projecto foi concluído em Setembro de 2006, tendo-se realizado nesse ano as seguintes actividades:
Conclusão da inventariação das infra-estruturas e equipamentos de uso colectivo e património;Avaliação do desempenho e execução do Plano de acção;Sensibilização e educação ambiental dos produtores;Realização do Seminário de encerramento do Projecto, em Paredes do Rio, Montalegre.
Ainda no âmbito da Acção 8 da Medida AGRIS, a ADERE- Peneda Gerês integrou a Equipa Técnica de 3 Projectos apresentados por outras entidades:
Projecto do Sumidouro do Carbono do Alto Lima. Entidade Promotora: ARDALProjecto de Avaliação, Integração e Dinamização das Políticas Rurais no Concelho de Ponte da Barca. Entidade Promotora: Câmara Municipal de Ponte da Barca
Projecto Programa de Dinamização à Introdução/ Produção de Plantas Aromáticas e Medicinais no Entre Douro e Minho. Entidade Promotora: IDARN.
Relativamente a este projecto, além de integrar a Equipa Técnica responsável pela sua implementação, a ADERE foi responsável pela execução e acompanhamento técnico de algumas acções, tendo para o efeito contratado uma Técnica em regime de prestação de serviços.
Foram desenvolvidas em 2006 as seguintes actividades:
- Produção de material de informação;
- Intercâmbio de experiências entre os produtores aderentes;
- Organização de um Seminário de divulgação de resultados e apresentação de manual;
- Avaliação da execução do Plano de Acção.
- Formação Profissional
Acreditação pelo IQF
Preparação e apresentação ao IQF dos requisitos de manutenção da acreditação:
Plano de intervenção para 2006;
Registos actualizados das acções correctivas de melhoria
Estágios Profissionais
Sumidouro de Carbono
Este projecto decorria já desde 2005 e teve como objectivos a definição de um plano de gestão e avaliação da capacidade do Vale do Lima funcionar como um sumidouro de carbono. Terminou a 28 de Fevereiro.
Leonardo da Vinci
O projecto desenvolvido em 2006 teve a duração de 3 meses e contou com a participação de 4 jovens oriundos de Espanha, da região da Andaluzia.
A ADERE acompanhou o estágio dos jovens, como entidade acolhedora e intermediária, tendo os estágios sido desenvolvidos nas seguintes entidades:
ValdeLima, Cooperativa Polivalente de Desenvolvimento Rural (2 estagiárias)- desenvolveram um trabalho sobre a implementação de uma Quinta pedagógica e ligada à educação ambiental, em Arcos de Valdevez- a Quinta da Coutada;Parque Nacional da Peneda Gerês (1 estagiário)- acompanhou os guardas do Parque no seu serviço referente aos autos dos lobos;ADERE- Peneda Gerês ( 1 estagiário)- organizou toda a informação referente às empresas de animação que trabalham na área do PNPG e que pretendem vir a trabalhar com a ADERE, de modo a poder vir a ser incluída na Base de Dados da Central de Reservas.
Programa Operacional da Região Norte, Medida 2.5
IN-LOCO, Formação Integrada para a dinamização do Turismo Rural
No âmbito de uma candidatura apresentada pela EPRALIMA ao Programa Operacional da Região Norte, Medida 2.5, foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ADERE e a Escola, no sentido da Associação assegurar a Coordenação Técnica e monitorização do módulo “Estudo de Caso” referente a duas acções de Especialização em Guias da Natureza/ Valorização da Paisagem.
A candidatura apresentada e aprovada visa essencialmente capacitar os formandos para o desenvolvimento de actividades nas futuras Portas do PNPG dos concelhos de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
Este projecto teve início em Julho de 2006 tendo-se desenvolvido em 2006 as seguintes actividades:
Reformulação do Plano de formação, no que diz respeito aos módulos e respectivas cargas horárias;Selecção e recrutamento dos formadores;Realização de reuniões mensais com os formadores envolvidos na formação;Planeamento das sessões de formação referentes ao módulo estudo de caso: em 2006 os formandos visitaram as Portas de Lamas de Mouro, Porta de S.João do Campo, Parque Natural de Monte Aloia, na Galiza, Parque Biológico de Gaia, Central Meleira e Núcleo Ecomuseológico do Mel, em Arzua, Galiza.Contacto com entidades locais para acolhimento de formandos no âmbito da formação em contexto de trabalho/ estágio.
Acção Grundtvig 2
Projecto Agricultores, actores do meio social, profissional e cultural
Este projecto terminou em Julho de 2006, tendo-se realizados todas as actividades previstas:
Produção de documentos suporte com toda a informação do projecto;
Participação no seminário final do projecto, realizado na Lituânia, onde se apresentaram os trabalhos realizados pelos parceiros portugueses. Participaram neste seminário aprendentes e formadores, sendo o grupo constituído por agricultores das regiões do PNPG, Dirigentes, técnicos do PNPG e técnicos da ADERE.
Programa da Iniciativa Comunitária EQUAL
Projecto Parques com Vida
Realizaram-se os fóruns territoriais, foi apresentada a Marca Parques com Vida e definida uma estratégia promocional para a marca.
Através dos fóruns de discussão foi definido o Regulamento da Marca Parques com Vida, permitindo avançar para a fase de adesão nos diferentes sectores de intervenção: alojamento, restauração, animação e pontos de venda.
Realizaram-se as actividades transnacionais previstas (Itália e Polónia).
Viagem a Sevilha para reconhecimento de uma marca idêntica ‘Parque Natural de Andaluzia’ – Brain-storming
Participação em Feiras para promoção dos quatros Parques do Norte de Portugal associado à Marca ‘Parques Com Vida’:
Feira de Turismo ‘Reisepavillion’ em Hannover, Alemanha.Feira de Parque Naturais em OlhãoFeira de Agricultura Biológica em Terras de Bouro
Estudo para a implementação de uma Central Meleira e Núcleo Ecomuseológico do Mel
Foi concluído o estudo, tendo-se apresentado os projectos de edifícios e dos espaços exteriores, o Plano de Actividades elaborado e o estudo de viabilidade económica.
Foi editado o Relatório Síntese, onde aparecem descritas todas as fases do projecto bem como metodologias adoptadas.
Carta Europeia do Turismo Sustentável nos Parques do Norte de Portugal
Foi realizada uma reunião,em Vila Real, com todos os parceiros do Projecto e organizada uma formação de dois dias, sobre a CETS, onde participaram todos os elementos da equipa técnica de projecto.
Organizaram-se em Novembro de 2006 as IIªas Jornadas da Rede Ibérica da Carta Europeia de Turismo Sustentável. As Jornadas decorreram nas Caldas do Gerês, de22 a24 de Novembro,
Protocolo de colaboração com a Aliança Artesanal
No âmbito do projecto Reactivar saberes, reforçar equilíbrios locais, a ADERE apoiou a divulgação e promoção do projecto nos concelhos de Ponte da Barca e Terras de Bouro, colaborando com a Aliança Artesanal nas iniciativas desenvolvidas.
Colaboração no Projecto “Caminhar para a Igualdade”
A ADERE colaborou no projecto referido, implementado pelo Centro Social de Entre-Ambos os Rios, apoiando e organizando:
a realização de feiras e workshops temáticos (artesanato e produtos locais);2 sessões de sensibilização sobre apicultura: uma em Germil e uma em Lindoso;uma prova organoléptica do Mel, no Centro Social de Entre- Ambos os Rios
Participação noutras actividades
- A ADERE- Peneda Gerês esteve presente na Feira de Artes e Ofícios de Soajo, organizada pela ARDAL;
- Participou nas Sessões referentes ao Plano Estratégico de Ponte da Barca: “Quintas na Barca”;
- Acompanhou 2 jornalistas da Antena 1 num percurso pedestre ( Pertinho do Céu, na Gavieira) para gravação do programa Mil e uma Escolhas, dedicado ao Jornalista José Rodrigues de Carvalho;
- Organização de duas sessões de formação em empreendedorismo, em Lindoso e Arcos de Valdevez, no âmbito do Projecto Sumidouro de Carbono do Alto Lima;
- Apoio na organização do 7ª Encontro Internacional de Sociedades de Recreação Histórica, que decorreu em Lindoso.
2007
Central de Reservas
A Central de Reservas encerrou o ano de 2007 com um total de 94 unidades de alojamento e respectivamente 584 camas distribuídas pelos cinco concelhos das Regiões do Parque Nacional da Peneda Gerês.
Para além das unidades de alojamento de propriedade privada a ADERE-Peneda tem ainda sobre a sua gestão três Parques de Campismo, propriedade do ICNB.
Funcionamento da Central
Em Setembro de 2007 foram realizadas 5 reuniões concelhias com todos os proprietários da Central de Reservas com o objectivo de fazer um balanço do funcionamento do ano transacto e debater assuntos de promoção/divulgação, funcionamento, melhor dos serviços e esclarecimento de questões pontuais.
Participação na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL’07)
A ADERE-Peneda Gerês esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), com um stand de 18 m2., de24 a 28 de Janeiro de 2007. Este certame registou 56.673 visitantes, entre profissionais e público em geral.
Edição de Newsletters promocionais
Edição de Brochura da Central de Reservas
A Revista Visão apresentou, na sua edição de 5 Abril, um especial sobre a maior reserva natural da Península Ibérica, intitulado ‘Amazónia Ibérica’. Esse especial apresentava um conjunto de mapas e percursos para explorar nas áreas protegidas de vários parques, incluindo o Parque Nacional Peneda Gerês. Na mesma revista, foi publicada uma reportagem sobre as áreas protegidas do nordeste peninsular, sua população e biodiversidade. Aproveitou-se também a oportunidade para publicar um anúncio de meia página sobre o território do Parque Nacional da Peneda Gerês.
Medida AGRIS, acção 7, Sub- acção 7.1: Recuperação e Valorização do Património Rural, da Paisagem e Núcleos Populacionais em Meio Rural- Fafião, concelho de montalegre
Programa Operacional da Região Norte, Medida 1.4
Promoção e Dinamização da animação turístico - desportiva nas regiões do PNPG
Durante o ano de 2007 foram desenvolvidas as seguintes actividades:
Acção 1: Percursos Pedestres e informação dos valores naturais e culturais
Reconhecimento de 8 dos 10 percursos previstos, com georeferenciação dos pontos de interesse: arqueologia, geologia, ambiente, flora e fauna;
8 peças escritas referentes aos diferentes conteúdos temáticos dos percursos;
Recolha de imagens fotográficas ilustrativas das diferentes temáticas
Acção 2: Sistemas Inovadores de informação, promoção e divulgação
Neste momento está em desenvolvimento o Portal dos Trilhos Pedestres.
Quiosques multimédia para colocação nas Portas do PNPG com a informação sobre os percursos;
Software para os quiosques multimédia;
Aquisição de equipamentos de PDA’s com GPS incorporado para realização dos percursos;
Software para incorporar nesses PDA’s.
Carta Europeia do Turismo Sustentável nos Parques do Norte de Portugal
A ADERE-PG é responsável pela execução das acções 1, 2, 7 e 8, estando já trabalho realizado nas seguintes acções:
Acção 1: Elaboração das candidaturas à CETS nos 3 parques naturais de montanha e renovação no PNPG
Até à data estão realizadas as seguintes actividades:
Constituição de 4 equipas locais (1 por área protegida), constituídas por representantes de ADL’s, Regiões de Turismo, Câmaras Municipais e Área Protegida;
Iniciados em todas as Áreas Protegidas os diagnósticos e planos estratégicos do território;
Iniciada a Avaliação do Plano de Acção 22002-2006 do Parque Nacional da Peneda Gerês;
Foi feita uma sessão de esclarecimento, em Vairão, com todos os técnicos envolvidos no processo de candidatura à CETS;
Acção 2: Constituição e implementação dos fóruns da CETS do Parque Nacional da Peneda Gerês
Foram realizadas em 2007 2 reuniões da Equipa Técnica para preparação do 1º fórum da CETS.
Acção 7: Criação das Redes de Cooperação dos Parques com CETS
Na sequência da realização das 2ªas Jornadas da Rede Ibérica, no Gerês, realizadas em Novembro de 2006, procedeu-se à tradução dos documentos produzidos nas mesas de trabalho para posterior inserção na página do Europarc.
Iniciativa Comunitária EQUAL
Projecto Parques com Vida
Este projecto ficou concluído em Novembro de 2007 e resultou de uma parceria entre o IDARN (Promotor do projecto), a ADERE, o ICNB, a CORANe, a Associação Douro Superior e a PROBASTO.
Durante este período foram realizadas as seguintes actividades:
Organização e realização dos fóruns Parques com Vida, nos quais participaram os agentes locais dos sectores do alojamento, restauração, pontos de venda e empresas de animação turística, nos quais foi validado o plano de Acção, o compromisso parques com vida e o plano de formação elaborado pela equipa técnica;
Definição de uma estratégia promocional para a Marca Parques com Vida, através da validação de um plano de marketing elaborado pela empresa contratada. Foram identificados um conjunto de actividades promocionais passíveis de serem realizadas pelos vários agentes envolvidos;
Delineamento de rotas temáticas para os quatro territórios da Marca;
Criação de uma plataforma On-Line de promoção da Marca;
Participação de 3 técnicas da associação no seminário transnacional realizado em Itália, na região de Campania;
Participação na Visita ao território do Douro Internacional no âmbito da Transnacionalidade
Organização e realização do Seminário final do Projecto/ Transnacionalidade, no Vidoeiro, Gerês.
Formação Profissional
Leonardo da Vinci
A ADERE- Peneda Gerês recebeu 7 jovens andaluzes, que estiveram nas regiões do parque durante 3 meses.
A entidade promotora do projecto, Associação Amigos da Europa Leonardo da Vinci, de Cádiz, Espanha, tem realizado desde há 4 anos acções conjuntas com a ADERE- Peneda Gerês que acolhe os jovens de modo a que os mesmos possam desenvolver estágios de curta duração (3 meses) em áreas tão diversas como a biologia, floresta, turismo e química.
No primeiro mês em Portugal os Jovens Andaluzes frequentaram aulas de preparação linguística (60 horas) e visitaram as regiões do PNPG na companhia de uma Técnica da Associação, o que lhes permitiu ter contacto com a língua e cultura locais e conhecer o rico património natural, construído, religioso e gastronómico existente.
Na componente prática do estágio os jovens estiveram a dar apoio na monitorização da zona ardida do Mezio, em Arcos de Valdevez (4 biólogos), na realização de fogos controlados, na zona do Gerês (1 técnico florestal) e na georeferenciação das minas de água de abastecimento às Casas Abrigo e Parques de Campismo da ADERE (2 Químicos).
IN-LOCO, Formação Integrada para a dinamização do Turismo Rural
De Janeiro a Abril de 2007 os formandos que participaram nas acções de formação realizaram o período de estágio em entidades contactadas pela ADERE para o efeito, onde desenvolveram actividades ligadas ao sector do turismo e promoção do território. Nove dos estagiários tiveram como orientadora uma técnica da ADERE, tendo os restantes trabalhos sido acompanhados pela Coordenadora do curso.
Apoio a estágios
Orientação do estágio de fim de curso de uma formanda do Curso Superior de Turismo de Chaves. O estágio desenvolvido permitiu à aluna ter contacto directo com as actividades desenvolvidas pela ADERE ao nível do turismo, tendo sido desenvolvidas as seguintes actividades:
Elaboração de candidaturas
Foram elaboradas as seguintes candidaturas a programas comunitários:
INTERREG IVC
CeRamiCa
O Chefe de Fila desta candidatura é um município da Hungria, tendo como parceiros entidades da Grécia, Roménia, França, Eslovénia, Espanha e Portugal.
Pretende-se através da sua implementação contribuir para a preservação e valorização das actividades artesanais desenvolvidas em cada região parceira, nomeadamente no que diz respeito às actividades ligadas à cerâmica, lã e linho.
O objectivo é juntar esforços no sentido de definir uma estratégia e encontrar instrumentos que permitam a preservação das actividades artesanais. Tal será realizado, fundamentalmente através da troca de experiências, análise de boas práticas e estudos de caso, apresentados por cada um dos parceiros.
A candidatura começou a ser preparada em Outubro de 2007, tendo sido realizada uma reunião de trabalho na Hungria (Budapeste) com todos os parceiros envolvidos.
A conservação dos urzais e o desenvolvimento sustentável do Planalto da Mourela
Candidatura apresentada em Junho de 2007 e através da qual se pretende: como um primeiro objectivo, reabilitar a dinâmica associada aos sistemas agrários tradicionais, designadamente as práticas promotoras de sustentabilidade associadas à gestão comunitária do território e às formas de maneio das áreas de pastagem/urzais e do gado. O segundo objectivo será integrar a componente natural e o uso humano na promoção da Educação para a Sustentabilidade, quer das populações locais, envolvendo-as e co-responsabilizando-as no processo de tomada de decisão, quer de visitantes. Neste contexto, pretende-se reabilitar infra-estruturas para funcionarem como Centro de Acolhimento e Centro Interpretativo. Pretende-se, também, desenvolver instrumentos de divulgação e de interpretação do património presente e da acção do Homem na sua prática de utilização dos recursos naturais, criativos, apelativos e de rigor técnico-científico, capazes de integrar as actuais estratégias da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. O terceiro objectivo será valorizar economicamente todo o património natural e cultural da região, designadamente o associado às praticas de maneio das pastagens e do gado, através da promoção das suas potencialidades turísticas, promovendo também o aparecimento de novas oportunidades e a diversificação da oferta ecoturistica da região.
São parceiros neste projecto a Câmara Municipal de Montalegre, o ICNB/PNPG e a Associação de Baldios do PNPG.
Participação noutras actividades
- Participação na Feira Mostra Terras do Vez- Sabores e tradições, organizada pela ARDAL (9 a11 de Fevereiro)
- Colaboração com a Associação os Búrios através do apoio à organização de uma exposição sobre o território do PNPG (Março);
- A ADERE- Peneda Gerês esteve presente na Feira de Artes e Ofícios de Soajo, organizada pela ARDAL(12 a15 de Julho);
- Participou nas Sessões referentes ao Plano Estratégico de Ponte da Barca: “Quintas na Barca”
- Colaboração com o Professor Guy Davis no âmbito do estudo de para implementação de um Parque Botânico;
- Participou, com a Câmara municipal de Ponte da Barca, na ExpoGalécia, de1 a4 de Novembro
- Colaborou com a Câmara Municipal de Ponte da Barca na organização da Feira do Mel, que decorreu a 22 de Dezembro, na qual se realizou uma mostra e venda de mel, uma palestra sobre temáticas relacionadas com o Mel (A abelha e os produtos melíferos e Central Meleira e Núcleo Ecomuseológico do Mel: apresentação de projecto), uma prova organoléptica e um concurso de Bolos de Mel.
 
Adere © 2012. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Netgócio ®