Projetos e atividades 1998-2002
 
1998 :
-Implementação de um Curso de Agricultura Biológica para Técnicos, integrado nas Medidas Agro-Ambientais – Março de 1998.
- Fase de especialização do CPC de Carpintaria e Marcenaria, com duração de 840 horas (curso cofinanciado pelo IEFP, Centro de Formação Profissional de Arcos de Valdevez) – Janeiro a Setembro.
- CPC de Tratadores e Ferradores de Cavalos, com duração de 1640 horas (curso cofinanciado pelo IEFP, Centro de Formação Profissional de Arcos de Valdevez), Janeiro a Dezembro.
- Visita de Estudo à Polónia (a um Parque Nacional) e a França com os formandos do Curso de Guardas Florestais Auxiliares realizado em 1997;16 a26 de Fevereiro 1998.
- Início da sinalização dos percursos pedestres apresentados pelos Guias Rurais na formação do ano anterior; Março 1998.
- Curso de Formação de Agricultura Biológica para Técnicos (resultante de candidatura apresentada à Direcção Regional do Desenvolvimento Rural- Medidas Agro-ambientais), Abril 1998.
- Assinatura da Rede Regional para o Emprego do Alto- Lima, integrando a ADERE-Peneda Gerês a Unidade Permanente de Acompanhamento; Junho 1998.
- Organização do Seminário “ O Associativismo e o Regime Cinegético”, realizado em Beja (Com o apoio da DRAEDM, candidatura ao programa Modernização do Tecido Económico, Subprograma Agricultura, Medida 6- formação educação); 11 e 12 Dezembro 1998.
- Organização do Seminário “ O Ordenamento Cinegético e a Conservação da natureza” realizado nas Caldas do Gerês (Com o apoio da DRAEDM, candidatura ao programa Modernização do Tecido Económico, Subprograma Agricultura, Medida 6- formação educação); 18 e 19 Dezembro.
- Realização dos seguintes cursos de Formação Profissional ao Abrigo do Programa Modernização do tecido Económico: Guardas Florestais Auxiliares (reciclagem); Guias Rurais (Reciclagem; Guias Rurais (curso base); Guardas Florestais Auxiliares (curso base); Setembro a Dezembro 1998.
- Início do Curso de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares (curso co-financiado pelo IEFP, Centro de Emprego de Arcos de Valdevez, no âmbito do programa Escolas Oficinas); Dezembro 1998.
1999 :
- Participação na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL’99, FIL; Janeiro de 1999.
- Organização da parte cultural da prova de Orientação “4 Dias do Minho”, que engloba o Campeonato Nacional de Distância Curta da modalidade e uma prova internacional; Terras de Bouro Fevereiro de 1999
- Visita com artesãos do Centro Rural Soajo – Lindoso à Inglaterra – Março de 1999.
- Organização do II Encontro de Desporto Natureza e Lazer para as regiões do PNPG; Melgaço, Maio 1999.
- Realização da Feira das Artes e Ofícios Tradicionais, no âmbito do Centro Rural Soajo Lindoso; Soajo Junho 1999
- Realização do Curso de Formação para Guardas Florestais Auxiliares IV, 28 de Junho a 30 de Julho 1999.
-Realização do Curso Técnicos de Montanha para Guias Rurais, 29 de Junho a 21 de Julho.
- Participação da Mostra do Mundo Rural, Lisboa, Julho de 1999
- Participação na EXPOVEZ’99, Feira do Alto Minho, Agosto de 1999.
- Realização do Curso de Guias Rurais II Reciclagem, 13 de Setembro e 13 Outubro 1999.
- Realização do Curso de Guardas Florestais Auxiliares III Reciclagem, 19 de Outubro a 30 de Novembro 1999.
- Realização do Curso de Atendimentoem Meio Rural, 25 de Outubro a 30 de Novembro.
- Implementação de dois Estágios Profissionais, ao abrigo dos Programa Estágios Profissionais do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Outubro 1999.
- Participação na Vigo Feria, Outubro 1999.
- Realização do Curso de Animadores de Turismo Equestre, financiado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional; Novembro de 1999
- Participação na realização do 1º Encontro de Invasoras Lenhosas, no Gerês – Novembro.
2000 :
- Participação na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL’2000 - FIL – Janeiro 2000.
- Realização da Feira de Artes e Ofícios Tradicionais, no âmbito do Centro Rural Soajo-Lindoso – Lindoso, Junho 2000.
- Organização da prova de orientação “4 Dias do Minho”, em colaboração com a Câmara Municipal de Terras de Bouro, a Associação Recreativa e Cultural do Campo, com financiamento da ATAHCA ; Campo do Gerês, Terras de Bouro, Junho 2000.
- Realização de dois Cursos de Tratamento e Maneio de Garranos, - PAMAF Medida 6 – Fevereiro 2000.
- Edição de material promocional no âmbito do Centro Rural Soajo-Lindoso : Roteiro, constituído por um mapa, CD Room e Vídeo.
- Edição do material promocional referente à Central de Reservas de Produtos Tradicionais das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês : catálogo e roteiro – PRONORTE.
2001 :
- Foi apresentada uma candidatura ao programa Operação Norte (ON) – Eixo 1 – Medida 1.4 : “Promoção e Dinamização das Potencialidades Endógenas das Regiões do PNPG”, no valor de 24 mil contos, e com as seguintes acções :
Acção 1 : Estruturação dos percursos pedestres das regiões do PNPGAcção 2 : Restruturação do site da Adere-Peneda Gerês.Acção 3 : Acções de promoção das regiões do PNPG.Acção 4 : Sessões de sensibilização das populações das regiões do PNPG.
Nesse âmbito, foram realizadas em 2001 as seguintes actividades :
- Participação na Vigoféria’2001 – Espanha – Novembro.
- Realização da 1ª Exposição Monográfica do Cão de Castro Laboreiro – Agosto.
- Publicação de dois anúncios referentes à Central de Reservas em revistas da especialidade – Abril
- Elaboração de cartazes para participações em feiras.
- Início do trabalho de marcação e sinalização dos percursos pedestres.
- Início da reestruturação da página da Internet.
- Levantamento e recolha do material para preparação das acções de sensibilização das populações.
- Coordenação de um estágio profissional de uma aluna da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima que procedeu à recolha de informação para a acção 3 do ON, com a duração de 3 meses.
- Coordenação de um estágio no âmbito do programa LEONARDO, em parceria com uma entidade espanhola, com a duração de 3 meses. Sendo que o estagiário espanhol iniciou o trabalho de tradução da página da Internet para espanhol.
- No âmbito da Formação Profissional, foi preparada a candidatura à Medida 7 do Programa AGRO para realização de 11 acções de formação em 2002, no valor de 176.116 Euros). Os cursos candidatados foram os seguintes :
Atendimento em meio rural.Guias de baixa e média montanha.Guardas florestais auxiliares (III) – ReciclagemCombate a incêndios florestais (I)Combate a incêndios florestais (II)Apicultura (I) – Soajo/LindosoApicultura (II) – GerêsApicultura (III) – Castro LaboreiroApicultura (IV) – MontalegreInglês Técnico para guiasGuardas florestais auxiliares (IV) – Reciclagem
- Assinatura do contrato e acordos de colaboração entre o IFT, a ADERE-PG, as Câmaras Municipais de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Terras de Bouro, e o PNPG, referente ao PITER – Projectos Integrados Turísticos de Enquadramento Regional. O montante aprovado a favor da ADERE-PG foi de 39.489,31 Euros.
- Organização da prova do Campeonato Nacional de Orientação “4 Dias no Minho”, em parceria com a ARCCa (Associação Recreativa e Cultural do Campo) e com o apoio do PNPG, Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e Federação Portuguesa de Orientação – Arcos de Valdevez – Fevereiro.
- Divulgação e promoção dos percursos pedestres desenvolvidos e geridos pelos guias que receberam formação através da Adere-PG, com elevado grau de procura.
- Participação na Feira de Artes e Ofícios Tradicionais – Soajo – Junho.
- Participação na AGRO-BARROSO – Montalegre – Agosto.
2002 :
- Participação na Feira de Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo – Junho
- Coordenação de um estágio profissional no âmbito dos Estágios profissionais promovidos pelo IEFP, com duração de 9 meses, na área de contabilidade e gestão.
- Trabalho de parceria com o PNPG no âmbito da Carta Europeia de Turismo Sustentável.
- Participação nas reuniões de preparação para apresentação de uma candidatura ao programa AGRIS, no Concelho de Montalegre. Candidatura formalizada e aprovada em Dezembro.
- Preparação de uma candidatura ao INTERREG IIIA em parceria com o PNPG e Associação espanhola de Leon.
- Realização dos Cursos aprovados pelo Programa AGRO – Medida 7 : Apicultura – Lindoso – Junho ; Atendimentoem Meio Rural– Soajo – Junho, Guias de Baixa e Média Montanha (Setembro), Apicultura - Castro Laboreiro e Apicultura Gerês
 
Adere © 2012. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Netgócio ®