Projetos e atividades 1993-1997
 
1993 :
-Candidatura ao PROAM - SP4 e sua implementação, em 22 de Fevereiro de 1993, com o objectivo de dotar a ADERE-PG de meios próprios que facilitem o cumprimento das acções de animação programadas em toda a área do PNPG e em especial das Feiras Mostras.
-Candidatura ao PROTAD - SP2, em 1 de Março de 1993, para a constituição de um Gabinete de Apoio Técnico, no quadro de lançamento da ADERE-PG, financiando o Gabinete até Dezembro de 1994.
-Realização da II Feira Mostra do Parque Nacional da Peneda Gerês, de5 a 13 de Junho de 1993, em Arcos de Valdevez.
-Realização do Seminário Técnico “Recursos Locais como Base do Desenvolvimento Sustentável” no âmbito da II Feira Mostra do Parque Nacional da Peneda Gerês, em Arcos de Valdevez, nos dias 8 e 9 de Junho de 1993.
-Celebração de um “Acordo de Cooperação” com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, em 18 de Agosto de 1993, com os seguintes objectivos: Apoio financeiro para organização e aluguer de equipamento, despesas de funcionamento e financiamento de estudos; Apoio técnico através de fornecimento de material informativo, acompanhamento de actividades realizadas pela ADERE-PG relacionadas com a problemática do emprego e do desenvolvimento regional e local, bem como prestar todo o apoio necessário e possível.
-Implementação do PROTAD - SP2, em Setembro de 1993, sendo posto a concurso público a admissão de três técnicos para os quadros da ADERE-PG: Um coordenador, um técnico com formação no sector agrário e outro no sector das humanísticas.
1994 :
-Preparação, em colaboração com outras entidades, do documento justificativo do NACE do Alto Minho, em 15 de Abril de 1994.
-Realização de uma “Proposta de Candidatura ao Programa LEADER II das Regiões do Parque Nacional da Peneda Gerês” - Ponte da Barca, 29 de Abril de 1994.
-Realização da III Feira Mostra do Parque Nacional da Peneda Gerês, de5 a 11 de Junho de 1994, em Montalegre.
-Realização dos Seminários Técnicos da III Feira Mostra do Parque Nacional da Peneda Gerês, em Montalegre, de 6 a8 de Junho de 1994.
-Em 1994, integrou o Recite - Cooperação Económica - Áreas Protegidas, entre as Áreas Protegidas das Regiões Norte de Portugal, Galiza, Andaluzia, Comunidade Valenciana e Baviera. Deste trabalho resultou além da troca de experiências, o desenvolvimento de projectos em conjunto em duas grandes áreas: “Desenvolvimento Integrado” e “Conservação da Natureza”. Do primeiro resultou a resposta a um Convite da Direcção Geral de Agricultura da Comissão das Comunidades no âmbito do desenvolvimento e comercialização de produtos regionais, turismo, história arqueologia e transportes não poluentes. Este projecto aguarda a decisão de financiamento e preparam-se novas acções e candidaturas.
-Elaboração do Projecto “Promoção dos Produtos Regionais das Regiões do PNPG”, financiado pelo SPC do PRONORTE, em Setembro de 1994 que abrange três grandes áreas:
A - Realização e dinamização da Feira-Mostra do PNPG e de acções de promoção de produtos das Regiões do PNPG;
B - Criação de uma Central de Reservas para as Casas Abrigo, Parques de Campismo e outros sistemas de alojamento das Regiões do PNPG;
C - Reforço da Capacidade Técnica e Associativa da Associação Nacional dos Criadores de Gado da Raça Barrosã.
1995 :
-Elaboração de um documento de proposta de candidatura ao Sub-Programa de Desenvolvimento Rural e Local, Recuperação Integrada de Centros Rurais - “ALDEIAS RURAIS” - do que se convencionou chamar “Aglomerado Populacional de Soajo-Lindoso”, em Fevereiro de 1995
-Em 1995 ao abrigo do “ATLANTIS” apresentou-se um projecto no âmbito da “Conservação de Ecossistemas”, conjuntamente com as Regiões da Galiza e Devon.
-Preparação do projecto “Integrated Rural Economic Development in European National and Natural Parks”, de acordo com o convite nº 94/C303/11 do Jornal da Comunidade Europeia de 29 de Outubro de 1994, em Março de 1995
-Apresentou-se uma candidatura, ao Grande Prémio Europeu de Turismo e Ambiente, destinado a premiar destinos turísticos que apresentem acções inovadoras empreendidas em prol de um Turismo sustentável que respeite o Ambiente natural e cultural, em Maio de 1995
-Na área da formação profissional foi a ADERE-PG entidade hospedeira de um Curso de Canteiro e Calceteiro, integrado no programa de Conservação do Património cultural do Instituto de Emprego e Formação Profissional, a decorrer desde meados de Maio em Lindoso, concelho de Ponte da Barca.
-Na perspectiva de recuperação de artes e ofícios, num trabalho conjunto com o Centro de Emprego de Arcos de Valdevez e a Delegação Regional Norte do IEFP, a DRAEDM, o PNPG e o Centro Cultural Frei Agostinho e Diogo Bernardes, promoveu uma série de estudos que permitiram a recuperação da cultura do Linho e actividades conexas. Neste contexto, conseguiu encontrar promotores locais para a realização de 5 acções de formação na área da tecelagem de linho, em lugares tão dispares como Parada - Montalegre, Bravães - Ponte da Barca e Jolda S.Paio - Arcos de Valdevez. Desta dinâmica, surgiram paralelamente mais duas acções de formação lideradas pelo Centro Social Paroquial do Vale - também associado - uma em Cestaria e outra em Tecelagem de Lã.
-Ainda em áreas que têm a ver com as condições de vida das populações, realizou a ADERE-PG em 9 de Agosto de 1995, um contrato programa com o Ministério do Ambiente que enquadra uma série de projectos a candidatar ao POA, Programa Operacional do Ambiente. Estes projectos numa primeira fase contemplam intervenções das áreas de Saneamento Básico, Abastecimento de Água e Recolha Selectiva de Resíduos Sólidos Urbanos, nos aglomerados populacionais dentro ou confinantes com o território do PNPG. Numa segunda fase e ao abrigo da denominada “Intervenção Global na Área do PNPG” acordado entre os Ministérios do Ambiente, Agricultura e do Planeamento e Administração do Território, serão cobertos os Caminhos Agrícolas e Rurais, Recuperação de Regadios Tradicionais, Arranjos Urbanísticos, Zonas Verdes Urbanas e Zonas de Recreio e Lazer.
-Com a Associação dos Criadores da Raça Cachena, sob a coordenação técnica da (EEPA) Estação Experimental de Produção Animal da DRAEDM (Direcção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho), coordenação geral do IDARN (Instituto de Desenvolvimento Agrário da Região Norte) e colaboração técnica e logística do PNPG, numa candidatura ao programa Transfronteiriço (INTERREG) do Alto Minho, trabalho esse que consistiu num inquérito às explorações do “Solar da Raça Cachena”, pretendendo fazer um levantamento do número de efectivos da raça, bem como o seu sistema de exploração, o meio sócio-económico dos criadores e os respectivos estrangulamentos.
-Dos resultados deste último trabalho resultaram duas novas propostas. Uma no quadro do mesmo núcleo de entidades cooperantes e a propor pelo IDARN ao Programa LEADER do Vale do Lima sob o título: “Desenvolvimento de um Plano Piloto de Ordenamento e Desenvolvimento para as Freguesias de Cabreiro, Sistelo e Gondoriz consideradas como Solar da Raça Cachena”.
Paralelamente surgiu um outro programa protocolar a desenvolver com as mesmas entidades á excepção do IDARN e com a coordenação técnica da Estação Regional de Culturas Arvenses para
estudo das Forragens e Pastagens das manadas de animais de Raça Cachena. Por último e também em resultado da experiência de cooperação, surgiu a necessidade de propor um PIS (Programa Individual
de Saneamento) para as freguesias de expansão da mesma raça, que irá ser implementado pelo novel ADS de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e DRAEDM.
-Ainda na vertente animal, em colaboração com a EEPA, Câmara Municipal de Ponte da Barca, PNPG e Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez, construiu-se sob orientação técnica própria, um “Parque de Maneio para Pequenos Ruminantes” no lugar de Lourido, Ponte da Barca, que pretende servir de modelo para intervenções similares a realizar noutros locais. Da dinâmica surgida em volta desta iniciativa, num processo liderado pelo Gabinete de Apoio à Agricultura da C.M. de Ponte da Barca, surgiu a recém criada Associação Nacional dos Criadores da Raça Bravia, que já faz parte do núcleo de fundadores da CAPRINORTE - instituição a criar, com o objectivo de dinamizar o Programa de Caprinicultura da Região Norte.
-Ainda uma referência à novel Associação Nacional de Criadores da Raça Garrano, com quem temos vindo a colaborar no sentido da criação do seu Picadeiro e Instalações para Manutenção de Cavalos para Lazer.
-Realização da IV Feira Mostra do Parque Nacional da Peneda Gerês, de9 a13 de Agosto de 1995, em Melgaço.
-Elaboração da candidatura ao Sub - Programa de Desenvolvimento Rural e Local para a “Recuperação do Centro Rural de Soajo-Lindoso” - Setembro de 1995.
-Credenciação, por parte do Sr. Ministro do Planeamento, para a elaboração do Plano Global de Intervenção do “Centro Rural de Soajo-Lindoso” - Novembro de 1995.
1996 :
-Elaboração da candidatura ao Programa INTERREG II - “Programa de Requalificação do Ambiente Rural nas Regiões do Parque Nacional da Peneda Gerês e Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurês” - Fevereiro de 1996.
-Elaboração de uma candidatura ao Programa Operacional do Ambiente para a realização do “Estudo do Tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos das Regiões do PNPG” – Março de 1996
-Elaboração, para a Associação dos Criadores da Raça Cachena, de uma candidatura ao concurso “Melhor Iniciativa Local de Desenvolvimento Rural”, da Feira Internacional da Semana Verde da Galicia - Abril de 1996.
-Formalizada a Credenciação em 13 de Maio de 1996 pelo Sr. Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, na Comissão de Coordenação da Região do Norte.
-Elaboração da candidatura “Programa de Promoção e Valorização das Regiões do PNPG” candidatado ao Sub - Programa C do PRONORTE - Maio de 1996, que abrange três grandes projectos:
1 - Promoção e Valorização dos Produtos das Regiões do PNPG;
2 - Promoção e Valorização do Destino e Produto Turístico das Regiões do PNPG;
3 - Criação de um Sistema Avançado de Comercialização de Serviços.
-Preparação da V Feira Mostra do Parque Nacional da Peneda Gerês, que decorreu de5 a10 de Junho de 1996, na Vila do Gerês, englobado nas comemorações dos 25 Anos do Parque Nacional da Peneda Gerês.
-Elaboração de uma candidatura ao Programa INTERREG II denominada de “Plano de Valorização da Raça Garrana” - Outubro de 1996.
-Reformulação para a ACRC do Caderno de Especificações da Denominação de Origem Protegida “ Carne Cachena da Peneda”. Outubro de 1996.
-Preparação em conjunto com técnicos da Estação Agronómica Nacional, Direcção Geral de Desenvolvimento Rural, DRAEDM, PNPG, ACRC, ANCRG e CAAAV, de uma candidatura ao programa PAMAF - IED. Novembro de 1996
-Participação na elaboração do “Plano de Melhoramento da Raça Cachena”. Novembro de 1996.
-Implementação de um Curso de Carpinteiros e Marceneiros, integrado no programa de Conservação do Património Cultural do Instituto do Emprego e da Formação Profissional - desde Dezembro de 1996.
-Implementação do “Estudo do Tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos das Regiões do PNPG” – Dezembro de 1996
-Elaboração de candidatura ao convite 96/C 284/10 – “Acções Inovadoras das Agriculturas e das Mulheres no Meio Rural” – Dezembro de 1996
1997 :
-Implementação do “Programa de Promoção e Valorização das Regiões do PNPG” candidatado ao Sub - Programa C do PRONORTE – desde Janeiro de 1997.
-Implementação do Programa INTERREG II - “Programa de Requalificação do Ambiente Rural nas Regiões do Parque Nacional da Peneda Gerês e Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurês” - Fevereiro de 1997.
-Preparação do Plano Global de Intervenção do “Centro Rural Soajo - Lindoso” - Programa de Recuperação de Centros Rurais - Fevereiro de 1997.
-Participação na implementação do projecto PAMAF - IED “Desenvolvimento Agrícola Sustentável: Metodologia e Definição de Critérios de Intervenção em Zonas de Montanha” da Responsabilidade do Prof. Agostinho de Carvalho do INIA - desde Maio de 1997.
-Elaboração e implementação do Programa Estágios Profissionais, no âmbito do IEFP, com dois estágios aprovados – Setembro de 1997.
-Implementação do Plano Global de Intervenção do “Centro Rural Soajo - Lindoso” - Programa de Recuperação de Centros Rurais – desde Setembro de 1997.
-Elaboração e Implementação de três candidaturas ao Programa Quadro da Formação Profissional do Ministério da Agricultura para a realização de três acções de formação profissional: Curso de Guias rurais e dois Cursos de Guardas Florestais Auxiliares – Setembro e Outubro de 1997.
-Elaboração de uma candidatura ao Programa Escolas Oficina do Instituto do Emprego e da Formação Profissional,em Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares – Novembro de 1997.
-Elaboração de três candidaturas ao Programa AGIR do Instituto Português da Juventude, para a implementação de delegações regionais da ADERE – PG – Novembro de 1997.
-Elaboração de duas candidaturas ao Programa Quadro da Formação Profissional do Ministério da Agricultura para a realização de duas acções de formação profissional: Curso de Agricultura Biológica Para Técnicos e para Agricultores – Dezembro de 1997.
-Implementação do Programa AGIR do IPJ – Dezembro de 1997.
-Implementação de um Curso de Tratadores e Ferradores de Cavalos, integrado no programa de Conservação do Património Cultural do Instituto do Emprego e da Formação Profissional - desde Dezembro de 1997.
 
Adere © 2012. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Netgócio ®